Budapeste | Capital e Maior Cidade da Hungria

Tags

Budapeste | Capital e Maior Cidade da Hungria

Budapeste é a capital e a maior cidade da Hungria, e a sexta maior da União Européia. Localiza-se nas margens do Danúbio e tem cerca de 1,7 milhão de habitantes (com cerca de 2,4 milhões na região metropolitana). Budapeste foi fundada em 17 de novembro de 1873 com a fusão das cidades de Buda e Ôbuda, na margem direita do Danúbio, com Peste, na margem esquerda.

Em 1987, a cidade de Budapeste foi adicionada à Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO pelo significado cultural e arquitetônico dos bancos do Danúbio, do Bairro do Castelo de Buda e da Avenida Andrássy.

O primeiro assentamento no território de Budapeste é contabilizado em tribos celtas. Durante o primeiro século dC, a fortificação romana no território da atual Óbuda (agora parte de Budapeste) gradualmente se transformou na cidade de Aquincum que se tornou a capital da província da Panônia Inferior em 106 dC. No começo, Acquincum era apenas um assentamento militar romano e, em seguida, gradualmente se transformou em um assentamento civil. Foi o principal centro da região da Panônia, tornando-se o ponto comercial mais importante. Atualmente, a área coberta pelo Acquincum corresponde ao distrito de Óbuda, em Budapeste. Acquincum é o principal e bem conservado sítio arqueológico romano na Hungria. Foi transformado em um museu com seções internas e ao ar livre. As ruínas romanas em Aquincum foram datadas em torno do século II e III (a.d.). Os arqueólogos durante as escavações trouxeram à luz muitos objetos e monumentos. No passado, a cidade tinha ruas pavimentadas e casas luxuosas com fontes, pátios e calçadas em mosaico. No noroeste das ruínas está o anfiteatro civil em que ainda são visíveis as celas nas quais os leões foram mantidos durante as lutas dos gladiadores. A capacidade dessa estrutura era de cerca de 16.000 pessoas. Os romanos chegaram a fundar uma fortaleza conhecida como Contra Aquincum, do outro lado do rio, que supostamente se transformou na cidade de Peste. Isso fazia parte do limes, marcando a fronteira oriental do império, e foi gradualmente abandonado por Roma durante o início do século IV, tornando-se parte do império dos hunos por algumas décadas. (A pesquisa histórica moderna não associa os hunos aos húngaros, embora até mesmo o nome deste último exprima essa idéia outrora popular.)

Budapeste | Capital e Maior Cidade da Hungria
Budapeste | Capital e Maior Cidade da Hungria
Budapeste | Capital e Maior Cidade da Hungria


www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org