XiTSONGA, LÍNGUA AFRICANA

XiTsonga, ChiTsonga ou ShiTsonga (em inglês)  língua da África austral. É uma das 11 línguas oficiais da África do Sul, falada principalmente na província de Mpumalanga, junto à fronteira com Moçambique e a principal das línguas faladas na parte sul de Moçambique, a sul do rio Save. É ainda falada por algumas dezenas de milhares de pessoas no Zimbabwe e na Suazilândia, provavelmente de origem sul-africana ou moçambicana (uma vez que as línguas desses países pertencem a grupos lingüisticos diferentes: tanto no sul do Zimbabwe, como na Suazilândia, as línguas principais, respectivamente SiNdebele e SiSwati, pretencem ao grupo Nguni).

É uma língua bantu (do grupo Níger-Congo), classificada na família Tswa-Ronga. Em Moçambique, têm as variantes, umas vezes consideradas línguas, e outras dialetos, XiRonga (falada principalmente na província de Maputo), XiChangana, na província de Gaza e Xi-Tswa, no norte da província de Inhambane. Na África do Sul, é muitas vezes referida como “Shangane”.

Os seus falantes não consideram a “língua única” e referem-se a si próprios como “Eu sou um MaRonga”, “Eu sou um MaChangana”, ou “Eu sou um MaTswa” (pronunciado e, por vezes, escrito "mátsua"), provavelmente por razões de linhagem, uma vez que se entendem nas respectivas línguas. Cada uma destas línguas tem, por sua vez, dialectos ou formas regionais, como o XiRonga do distrito de Matutuíne (o distrito mais a sul de Moçambique), que os outros VaRonga apelidam (pejorativamente) de “MaDindindi”.