ANÁPOLIS - CIDADE DE GOIÁS

Tags

Anápolis
Situada a 57km de Goiânia e 160km de Brasília (DF), Anápolis surgiu nos primeiros anos do século XIX, como povoado de mineradores vindos do Maranhão e do Piauí, atraídos pelo ouro. A freguesia, mais tarde, veio a chamar-se Santana dos Campos Ricos. Em 1907  tornou-se cidade, com o nome atual. A prosperidade verificou-se a partir de 1935, quando a Viação Férrea Centro-Oeste teve ali a sua "ponta de trilho". Anápolis passou a receber imigrantes árabes e italianos e logo se converteu em importante centro agrícola (milho, café e arroz).


Principal centro beneficiador de arroz da região Centro-Oeste e pólo de extensa região agropecuária de Goiás, Anápolis exerce uma influência que chega até o Maranhão.

Outros fatores de crescimento foram a mudança da capital federal para Brasília e a construção de rodovias como a Belém-Brasília. Entre 1960 e 1980 o município teve um crescimento populacional superior a 300%. A cidade destaca-se por sua função comercial e bancária, além de ser centro produtor de charque, calçados, cerâmica e tecidos. Também os rebanhos bovino e suíno do município estão entre os melhores da região.

A cidade conta com o segundo aeroporto do estado e é sede de importante base aérea da FAB.