ARAXÁ - MINAS GERAIS

 Araxá situa-se no oeste do estado de Minas Gerais MG, a 970m de altitude e com temperatura máxima de 27o C. O município, que ocupa uma área de 1.283km2, fica a 374km de Belo Horizonte e foi urbanizado no governo de Benedito Valadares (1933-1945).

A estância hidromineral de Araxá é famosa por suas águas sulfurosas e por um depósito de lama preta radioativa que a fazem ser comparada a Bad Gastein, na Áustria, e a Piestany, na República Eslovaca.

A fundação da cidade data de 1788. A princípio pertencia à capitania de Goiás, mas o rapto de D. Beija, personagem da história e da lenda locais, provocou questões jurídicas que terminaram por determinar o desmembramento de todo o Triângulo Mineiro e sua anexação a Minas (1816).

Embora a importância maior da cidade decorra de sua função balneária, graças a suas fontes de lama medicinal, vegetomineral e de águas minerais e termais, o município destaca-se também como produtor de fosfato, matéria-prima para fertilizantes. Há ainda extração de nióbio, apatita e pirocloro.