DESERTO DO ATACAMA NO CHILE

Tags

Têm cerca de de 200km de extensão, localizado na Região Norte do Chile, é considerado o deserto mais alto e mais seco do mundo, pois chove muito pouco na região, chega á demorar décadas para que chova na região.

As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto, uma delas muito conhecida é San Pedro do Atacama que tem pouco mais de 3.000 habitantes e está a 2400 metros de altitude por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motoqueiros e aventureiros. Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados com pessoas conversando e planejando o dia seguinte.


História
Era primordialmente habitada pelos Atacamenhos ou Atacameños povo da região e a civilização dos nativos aymaras, ambos deixaram um legado inestimável em termos arqueológicos, daí seu nome deserto do Atacama.

Tal riqueza é guardada em importantes museus, destacando-se o Museu de San Miguel de Azapa localizado no Vale de Azapa a cerca de 12 km de Aripa e o Museu Del Padre Le Paige, em San Pedro do Atacama.

Há importantes manifestações de arte rupestre pré-colombianas, na região e é o berço de uma das maiores esculturas de figura humana feita na pré-história, o Gigante do Atacama.

Ao fazermos incursões pelas entranhas do deserto ainda podemos descobrir ruínas intactas como, as Vivendas Circulares de Tulor que datam de 800 a.C, e as pukaras, fortalezas de defesa em Quitor e Lasana, além do centro administrativo Inca em Catarpe e Aripa.

Pontos turísticos

O deserto é composto de diferentes paisagens, que são também os principais atrativos turísticos do local, o Vale de La Luna, o Vale da Morte, os Gêiseres, o Grande Salar, Termas de Puritama, Ruínas de Tulor, Vulcão Licancabour, Vulcão Lascar, e outros, sendo estes os mais conhecidos.

Outro atrativo do Deserto são as enigmáticas figuras marcadas no solo, algumas delas chegam a ter cerca de 200m de altura, que só podem ser identificadas através de vista aérea.

Sendo desconhecida a origem dessas figuras, que são estudadas por cientistas e arqueólogos de todo o mundo.