ALBERTA, PROVÍNCIA DO CANADÁ

Tags

Província de Alberta - Canada

Alberta é uma das dez províncias do Canadá, parte das Províncias das Pradarias e das Províncias Ocidentais. Alberta foi criada em 1 de setembro de 1905, quando separou-se dos Territórios do Noroeste. Em 1 de setembro de 2005, Alberta celebrou seu centenário como província. A província possui duas grandes cidades: Calgary, a maior cidade de Alberta e a capital financeira da província; e Edmonton, a capital política e industrial da província.

Alberta possui uma das economias mais fortes e influentes do Canadá. A província é uma grande produtora de petróleo e de gás natural. Alberta produz mais de 70% do petróleo e do gás natural do Canadá, sendo boa parte destes recursos naturais exportados para os Estados Unidos da América. Além disso, a agropecuária, a indústria de manufaturação, finanças e o turismo também possuem grande importância para a economia da província.

A região onde atualmente Alberta está localizado pertencia anteriormente à Companhia da Baía de Hudson. Em 1870, a Companhia da Baía de Hudson cedeu seus territórios ao governo do Canadá, e estes passaram a ser chamados de Territórios do Noroeste, ocupando a região onde atualmente Alberta, Manitoba, Nunavut e Saskatchewan estão localizados. Em 1882, o governo canadense nomeou a região da atual Alberta de Alberta, em homenagem à princesa Louise Caroline Alberta, filha da Rainha Victoria do Reino Unido. Em 1 de setembro de 1905, o governo do Canadá criou as províncias de Alberta e de Saskatchewan, através da secessão de terras do sul dos Territórios do Noroeste.