COLÚMBIA BRITÂNICA, PROVÍNCIA DO CANADÁ

Tags

Província de Colúmbia Britânica - Canadá

A Colúmbia Britânica é uma das dez províncias do Canadá, parte das Províncias Ocidentais. A Colúmbia Britânica é a terceira maior província do Canadá, tanto em área (desconsiderando os territórios) quanto em população, atrás somente do Ontário (província mais populosa do país) e do Quebec (maior província do país em área). A Colúmbia Britânica, localizada no extremo oeste do Canadá, é a única das treze subdivisões canadenses que é banhada pelo Oceano Pacífico. A província é comumente nomeada de B.C., que é a abreviação oficial de British Columbia.
Mais do que 60% da população da Colúmbia Britânica vive no sudoeste da província, nas regiões metropolitanas de Vancouver e de Victoria. Vancouver é a maior cidade da Colúmbia Britânica, e sua região metropolitana é a terceira mais populosa do Canadá. Já Victoria, localizada na Ilha Vancouver, é a capital da província.

A Colúmbia Britânica é conhecida por suas belezas naturais. Nenhuma outra província canadense possui mais parques e reservas naturais do que a Colúmbia Britânica. Suas praias, montanhas e parques atraem milhões de turistas anualmente. A economia do estado é baseada primariamente no turismo e no transportes - Vancouver é o maior pólo portuário e o segundo maior centro aeroportuário do Canadá, além de ser um importante pólo ferroviário. A indústria madeireira e a agricultura também são fontes de renda primárias da Colúmbia Britânica - a província produz mais de 60% de toda a madeira produzida no país.

Até 1846, a região de toda a Colúmbia Britânica fez parte, juntamente com os atuais Estados americanos de Oregon, Idaho e Washington, do Oregon Country, um território britânico controlado pela Companhia da Baía de Hudson. A expansão americana em direção ao oeste fizeram com que atritos surgissem entre os britânicos e os americanos. Um tratado realizado em 1848 dividiu o Oregon Country, continuando usando o paralelo 49 como fronteira, com o norte do Oregon Country continuando sob controle britânico. Uma exceção foi a Ilha Vancouver, que continuou a ser administrado pelo Reino Unido segundo os termos do tratado, mesmo estando localizada ao sul do paralelo 49. Em 1870, a província foi admitida como a sexta província canadense.