MANITOBA - PROVÍNCIA DO CANADÁ

Tags

Manitoba - Províncias do Canadá

Manitoba é uma das dez províncias do Canadá, parte das Províncias das Pradarias e das Províncias Ocidentais. As principais fontes de renda da província são a indústria de manufatura, a indústria agropecuária, a mineração e o turismo. Winnipeg é a capital e maior cidade da província, e também o principal pólo comercial, industrial, financeiro e de transportes do Manitoba. Cerca de 60% da população da província vivem dentro da região metropolitana de Winnipeg.

A região sul do Manitoba é coberta pelas Grandes Planícies. O solo fértil desta região propicia a prática da agricultura na região. A província é uma das líderes nacionais da indústria agrária do Canadá. O valor total dos produtos agrários cultivados na província é o terceiro maior do país, atrás somente do Saskatchewan e de Alberta. A região centro-sul da província é coberta por grandes quantidades de florestas, que fazem da indústria madeireira uma fonte de renda importante na província. A região norte, por fim, é extremamente rica em depósitos minerais, tais como níquel, ferro e zinco. Muito da província é coberta por rios e lagos - que cobrem cerca de um sexto do Manitoba, que são uma das principais atrações turísticas da província.

A palavra Manitoba vem das palavras algonquinas manito, que significa "grande espírito", e waba, que significa "estreito". Nativos americanos que viviam em torno do Lago Winnipeg acreditavam que os sons emitidos por uma região deste lago - um vale estreito - eram emitidas por grandes espíritos. Atualmente, sabe-se que estes sons não passam de ecos.

O Manitoba fora colonizada pelos ingleses, tendo feito parte inicialmente de um gigantesco território conhecido como Terra de Rupert, administrada pela companhia inglesa Companhia da Baía de Hudson. Regiões do Manitoba também foram colonizadas pelos franceses. Em 15 de maio de 1870, após a Rebelião de Red River, o governo do Canadá elevou a região sul do atual Manitoba à categoria de província. Inicialmente, então, o Manitoba possuía apenas 5,6% de seu tamanho atual, ocupando um quadrado localizado no sudeste do atual Manitoba, e que rendeu à província o cognome de The Postage Stamp Province (A Província Selo). O Manitoba cresceu gradualmente em extensão territorial, tendo absorvido terras dos Territórios do Noroeste, adquirindo seus atuais limites territoriais em 1912.