SUBDIVISÕES ESTADUAIS DO MÉXICO

Tags

AGUASCALIENTES

Aguascalientes ou Aguasquentes, é um dos 31 estados do México, localizado no centro do país. Sua área é de 5,471 km², e sua população é de 1,065,416 habitantes. A capital do estado é a cidade de Aguascalientes.

BAJA CALIFORNIA

Baja California ou Baixa Califórnia é o estado mais setentrional do México. Faz fronteira com o estado estadunidense de Califórnia, ao leste com o estado mexicano de Sonora e com o Mar de Cortez, ao sul com o estado mexicano de Baja California Sur, e a oeste com o Oceano Pacífico. Sua área é de 69 921 km², e sua população é de 3.122.408 habitantes. A capital do estado é a cidade de Mexicali.

BAJA CALIFORNIA SUR

Baja California Sur ou Baixa Califórnia do Sul é um dos 31 Estados do México, localizado na Península de Baja California. Limita-se ao norte com o Estado mexicano de Baja California, sendo banhado pelo Oceano Pacífico a oeste e ao sul, e pelo Golfo da Califórnia ao leste. Sua área é de 73 475 km², e sua população é de 423 500 habitantes. A capital do estado é a cidade de La Paz. A principal fonte de renda do Estado é o turismo.

CAMPECHE

Campeche ou Campete é um dos 31 Estados do México. Faz limite com os Estados mexicanos de Yucatán, Quintana Roo e Tabasco, bem como os países Guatemala e Belize. Sua área é de 50,812 km², e sua população é de cerca de 689 mil habitantes. A capital do Estado é a cidade de Campeche. Separou-se do Estado de Iucatã em 7 de agosto de 1857.

CHIAPAS

Chiapas é um estado do México. A capital é Tuxtla Gutiérrez. Limita-se ao norte com Tabasco, com Oaxaca e com Veracruz, e ao oeste com o Oceano Pacífico. Um terço de sua população é descendente dos maias, sendo que muitos deles não falam espanhol.


O ambiente natural em Chiapas é extremamente diversificado, devido a três fatores principais: sua topografia acidentada, resultante da diversidade climática, e sendo um ponto de convergência de duas regiões biogeográficas: a região paleártica e a região neotropical.

O território de Chiapas é uma enorme placa de pedra calcária fragmentada em diferentes lugares, com falhas e dobrado, de modo que sua topografia é complexa. Seu fase é determinada por duas principais gamas de montanha que atravessa o estado de noroeste-sudeste. A primeira dessas correntes, a Sierra Madre de Chiapas, corre quase paralelo ao Oceano Pacífico e aumenta a sua altura de cerca de 1.000 metros na fronteira com Oaxaca para 2.000 m, na fronteira com a Guatemala.

Outra cadeia de montanhas, o chamado Planalto Central, também conhecido como o Maciço Central, ou mais comumente, como Los Altos de Chiapas, move-se através da parte central do estado. Ela vem da Guatemala como Sierra de los Cuchumatanes, e de lá entra em território mexicano, atingindo o seu maior altitude perto San Cristóbal de las Casas.

CHIHUAHUA

Chihuahua ou Chiuaua é o maior dos 31 estados do México. Limita-se com os estados mexicanos de Coahuila de Zaragoza, Durango, Sinaloa e Sonora, bem como os estados norte-americanos de Texas e Novo México. Sua área é de 244.938 km², e sua população é de 3.406,465 habitantes. A capital do estado é a cidade de Chihuahua, e sua maior cidade é Ciudad Juárez, que tem 800 mil habitantes.

COAHUILA DE ZARAGOZA

Coahuila de Zaragoza, ou simplesmente Coahuila, é um dos 31 estados do México, localizado ao norte do país, e fazendo fronteira com o estado americano de Texas ao norte, os estados mexicanos de Nuevo León a leste, San Luis Potosí e Zacatecas ao sul, e Durango e Chihuahua a oeste.

Coahuila é o terceiro maior Estado do país, possuindo uma área de 151,571 km², e uma população de 2.748,391 milhões de habitantes. A capital do estado é a cidade de Saltillo.

COLIMA

Colima é um dos 31 Estados do México, fazendo fronteira com os Estados mexicanos de Jalisco ao norte e leste, Michoacán ao sudeste, bem como o Oceano Pacífico a oeste. Sua área é de 5.191 km², e sua população é de 540,680 habitantes. A capital do Estado é a cidade de Colima.

DURANGO

Durango é um dos 31 Estados do México. Sua área é de 151 571 km², e sua população é de 1.547.597 milhões de habitantes. A capital do Estado é a cidade de Victoria de Durango. As principais fontes de renda do Estado são a agricultura e a indústria madereira.

GUANAJUATO

Guanajuato, é um dos 31 Estados do México, localizado no centro do país, e fazendo fronteira com os estados mexicanos de Jalisco, San Luis Potosí, Zacatecas, Durango, Querétaro e Michoacán. Sua área é de 30,589 km² e sua população é de 5.033.276 habitantes. A capital do Estado é a cidade de Guanajuato. Sua principal fonte de renda é a mineração de prata (o Estado possui uma das maiores reservas mundiais deste minério), estanho, ouro, cobre, chumbo e mercúrio.

GUERRERO

Guerrero é um dos 31 estados do México, localizado no sudoeste do país. Sua área é de 64,281 km², e sua população é de 3.143.292 habitantes. A capital do Estado é a cidade de Chilpancingo também conhecida como (Ciudad Bravo). A principal fonte de renda do estado é o turismo.

HIDALGO

Hidalgo é um dos 31 estados do México. Sua área é de 20,813 km², e sua população é de 2.415.461 habitantes. A capital do Estado é a cidade de Pachuca. Seu nome é uma homenagem a Miguel Hidalgo, um defensor da independência mexicana.

YUKATAN

O Iucatã (em Portugal chamado Iucatão; em castelhano Yucatán) é um dos 31 Estados do México, localizado no norte da península de Iucatã, fazendo limite com os estados mexicanos de Campeche e Quintana Roo (o qual foi, até ao início do século XX, parte do estado do Iucatão). Sua principal fonte de renda é o turismo.

JALISCO

Jalisco é um dos 31 estados do México. Limita-se com os estados mexicanos de Nayarit, Zacatecas, Aguascalientes, San Luis Potosí, Guanajuato, Colima e Michoacán. Sua área é de 80,386 km², e sua população é de 6,321,280 habitantes. A capital do estado é a cidade de Guadalajara.

MICHOACAN

O Michoacán ou Michoacão é um dos 31 Estados do México. Limita-se com os estados mexicanos de Colima e Jalisco a oeste, Guanajuato e Querétaro ao norte, México a leste, Guerrero a sudeste e o Oceano Pacífico ao sul. Michoacán é conhecido popularmente como "A alma do México". Michoacán tem uma superfície de 58.585 quilómetros quadrados. O estado de Michoacán tem 113 municípios e sua capital é a cidade de Morelia, antigamente chamada Valladolid, que leva este nome em honra a José María Morelos y Pavón, herói da Independência do México.

MORELOS

Morelos é um dos 31 Estados do México, localizado no centro do país.

MÉXICO

O estado do México é um dos 31 estados do México. Localizado no centro do país, é o estado mais populoso, com 14.739.060 de habitantes, e sua Capital é a cidade de Toluca. Leva o nome do país e da capital nacional, Cidade do México, e oficialmente se chama apenas México, segundo o artígo n.º 43 da Constituição Política dos Estados Unidos Mexicanos.

Se limita ao norte com os estados de Querétaro e Hidalgo, ao sul com Morelos e Guerrero; a oeste com Michoacán, a leste com Tlaxcala e Puebla, e rodeia o Distrito Federal. Seu nome provém do náhuatl e significa "lugar no centro (ou no umbigo) da lua".

NAYARIT

Nayarit é um dos 31 estados do México, localizado no oeste do país.

NUEVO LEÓN

Nuevo León ou Novo Leão é um dos 31 Estados do México, localizado no norte do país. É um Estado altamente industrializado, com um índice de desenvolvimento humano maior do que todos os países da América Latina. A capital do estado, Monterrey, é uma das maiores cidades do país, e é sede de muitas empresas de grande porte.

O estado faz fronteira ao norte com o estado estadounidense do Texas; também limíta ao leste com Tamaulipas; pelo oeste com Coahuila e sul com San Luis Potosí.

OAXACA

O Livre e Soberano Estado de Oaxaca, ou simplesmente Oaxaca é um dos 31 estados do México, localizado na parte meridional do país, ao oeste do Istmo de Tehuantepec. Oaxaca faz divisa com os estados de Guerrero ao oeste, Puebla ao noroeste, Veracruz ao norte, e Chiapas ao leste. Ao sul Oaxaca encontra-se o Oceano Pacífico.

Sua área consiste de 95.364 km²; sendo o quinto maior dentre os estados mexicanos. Em 2003 sua população foi estimada em 3.597.700 habitantes.

O estado é composto pelas montanhas e vales da Sierra Madre del Sur.

Historicamente Oaxaca é a terra dos Zapotecas e Mixtecas. Um dos maiores heróis nacionais mexicanos, Benito Juárez era oriundo da povoação oaxacana de San Pablo Guelatao. Outros filhos famosos do estado incluem Rufino Tamayo, Porfirio Diaz, José Vasconcelos Calderón, Francisco Toledo, María Sabina, Alberto Canseco, Vinny Castilla, Ricardo Flores Magón e Enrique Flores Magón.

PUEBLA

Puebla ou Póvoa é um dos 31 estados do México, localizado no centro-sul do país.

Sua capital, fundada por exploradores espanhóis, também é conhecida pelo mesmo nome de Puebla e, adicionalmente, como Cuetlaxcpan, em Nahuatl, um idioma autóctone ainda praticado na região; muito embora, formal- e oficialmente o município traga o nome de Heroica Puebla de Zaragoza.

QUERÉTARO

Querétaro é um dos 31 Estados do México, localizado no centro do país em uma região conhecida como "Bajío". Limita-se com os Estados mexicanos de San Luis Potosí ao norte, Guanajuato a oeste, Hidalgo a leste, e México e Michoacán ao sul. Sua principais fontes de renda são a produção de autopeças, alimentícios, papel e turismo.

A seu capital é a cidade de Santiago de Querétaro, fica situada a uns 200 km ao noroeste da Cidade de México, ainda assim é generalizado o uso de Querétaro para nomear tanto ao estado como á cidade capital. Querétaro é conhecida localmente ou classificada do seguinte modo: a capital é denominada Santiago de Queretaro e o estado como Querétaro de Arteaga, ou simplesmente Querétaro para ambas entidades. Querétaro é um estado cheio de feitos históricos nacionais, e um crecente índice de desenvolvimento industrial e acelerado desenvolvimento empresarial. Contém vários sítios declarados Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1996.

QUINTANA ROO

Quintana Roo é um dos 31 Estados do México, localizado no extremo sudeste do país, no nordeste da península de Iucatã, fazendo limite com os estados mexicanos de Campeche e Iucatã. Sua principal fonte de renda é o turismo.

SAN LUIS POTOSÍ

San Luis Potosí ou São Luis Potosi é um dos 31 estados do México. Sua área é de 63,068 km², e sua população é de 2.479.450 habitantes. A capital do estado é a cidade de San Luis Potosí.

SINALOA

Sinaloa é um dos 31 estados do México, localizado no oeste do país. Suas principais fontes de renda são a agricultura e a pesca.

Está localizado a noroeste do país, na costa do Golfo da Califórnia, limitado a norte por Sonora, a leste por Chihuahua e Durango (separado deles pela Sierra Madre Ocidental) e ao sul de Nayarit. Sua capital é Culiacán com importância agrícola e industrial, com aproximadamente 793.730 habitantes. A seguir em importância e tamanho Mazatlan importante destino turístico e porto de pesca, com cerca de 403.888 habitantes, e Los Mochis, centro agrícola, pesca, turismo e indústria, com aproximadamente 388.344 habitantes.

Sinaloa é um estado agrícola do México, além disso, tem uma das maiores frotas de pesca no país. Culturalmente, é conhecida por sua música tradicional, a banda ou Tambora, o hulama, versão regional dos hispânicos bola pré-jogo, ainda é praticada no estado. Sinaloa está localizado em uma região fértil, naturalmente, tem 11 rios e 11 reservatórios. Tem 656 quilômetros de costa que pertencem principalmente ao Golfo da Califórnia e do resto do Oceano Pacífico. Além de ter 12 baias e 15 córregos. Sinaloa é dividida em 18 municípios (ver lista de norte a sul): Choix, El Fuerte, Ahome, Guasave, Sinaloa, Mocorito, Angostura, Salvador Alvarado, Badiraguato, Culiacán, Navolato, Cosalá, Elota, San Ignacio, Mazatlan, Concordia, Rosario e Escuinapa.

SONORA

Sonora é um dos 31 estados do México, o segundo maior do país, localizado no norte do México. Limita-se com os Estados mexicanos de Chihuahua a leste, Sinaloa ao sul e Baja California a noroeste, bem como os Estados Unidos ao norte. Sua principal fonte de renda é a pecuária.

TABASCO

Tabasco é um dos 31 estados do México, localizado no sudeste do país. Possui 2.045.294 habitantes, e sua capital é a cidade de Villahermosa. Tabasco é também o título do livro de poesia da escritora brasileira Lucila Nogueira feito para homenagear a terra de Carlos Pellicer quando esteve em Villahermosa a convite do Festival Internacional de Poesia.

TAMAULIPAS

Tamaulipas é um dos 31 Estados do México, localizado no nordeste do país. Limita-se com os Estados mexicanos de Veracruz ao sul, San Luis Potosí a sudoeste, a oeste com Nuevo León e, a norte com o estado norte-americano do Texas.

TLAXCALA

Tlaxcala é um dos 31 Estados do México, localizado no centro do país que formam o Distrito Federal de 32 estados do México. É o estado com a menor área de todas as entidades, exceto o Distrito Federal.

Em tempos pré-hispânicos, Tlaxcala foi uma das nações que mantiveram a sua independência do Império Asteca. Até hoje segue mantendo parte de seu pré-nacionalismo prê-hipânico. A cidade colonial de Tlaxcala foi fundada em 1520 por Hernán Cortez.

Suas principais atividades agrícolas são o cultivo de milho, cevada, feijão, abóbora, e tomate. Entre os principais produtos de exportação de carne, leite e touros, porcos, cavalos, cabras, galinhas, perus e abelhas. Atividade em culturas de frutas incluem pêssego, maçã, pêra e ameixa.

A altitude média de 2.230 metros, resultando em um clima quente e úmido na parte centro-sul do estado, semi-frio e úmido na parte norte e frio perto do vulcão Malintzin.

VERACRUZ

Veracruz (nome completo e oficial: Veracruz de Ignacio de la Llave) é um dos 31 estados do México, limitando-se com os estados mexicanos de Tamaulipas ao norte, Oaxaca e Chiapas ao sul, Tabasco a sudeste, Puebla, Hidalgo e San Luis Potosi a oeste, e o Golfo do México a oeste. O Estado foi nomeado em homenagem ao General Ignacio de la Llave.

O estado de Veracruz acha-se subdividido em 220 municípios.

ZACATECAS

O Zacatecas é um dos 31 Estados do México, limitando-se com os estados mexicanos de Durango e Coahuila ao norte, San Luis Potosí a leste, Aguascalientes e Jalisco ao sul, e Jalisco e Durango a oeste.