Planícies na Terra | Homem e a Natureza | Documentário

Planícies na Terra | Homem e a Natureza | Documentário

Planícies na Terra | Homem e a Natureza | Documentário

Em geografia, uma planície é denominada como uma massa plana e abrangente que geralmente não muda muito em elevação. As planícies ocorrem como terras baixas ao longo dos vales ou nas encostas das montanhas, como planícies costeiras e como planaltos ou terras altas.

Em um vale, uma planície é fechada em dois lados, mas em outros casos, uma planície pode ser delineada por um anel completo ou parcial de colinas, por montanhas ou penhascos. Quando uma região geológica contém mais de uma planície, elas podem ser conectadas por uma passagem (às vezes denominada gap). As planícies costeiras subiam principalmente do nível do mar até encontrarem-se as áreas elevadas, como montanhas ou planaltos.

As planícies são uma das principais formas de relevo da terra, onde estão presentes em todos os continentes e cobrem mais de um terço da área terrestre mundial. As planícies podem ter sido formadas a partir de lava em fluxo, depositadas pela água, gelo, vento ou formadas por erosão por esses agentes nas colinas e montanhas. As planícies geralmente ficariam sob os biomas de campos (temperado ou subtropical), estepes (semi-árido), savana (tropical) ou tundra (polar). Em alguns casos, desertos e florestas tropicais também podem ser planícies.

As planícies em muitas áreas são importantes para a agricultura, porque é onde os solos foram depositados como sedimentos podem ser profundos e férteis, e a facilidade facilita a mecanização para a produção agrícola; ou porque eles são excelentes para pastagens que proporcionam bons pastos para a pecuária.

www.megatimes.com.br