Rio Nilo na África

Rio Nilo na África

Rio Nilo na África
O Rio Nilo é o maior rio da África, que flui para o norte por dez países - Burundi, Rwanda, Tanzânia, Uganda, Quênia, República Democrática do Congo, EtiópiaSudão do Sul, Sudão e Egito - para drenar no extremo sudeste do mar Mediterrâneo formando o grande delta do Nilo, onde estão localizadas as cidades do Cairo e Alexandria. Tem um comprimento de 6853 km, o segundo rio mais longo do mundo, atrás do Rio Amazonas.

Por séculos, foi considerado o rio mais longo do mundo; no entanto, as medidas dos anos 2007 e 2008 redefiniram o local das nascentes do Rio Amazonas nos Andes ao sul do Peru, em vez do norte, designando-o como o rio mais longo do mundo.

A fonte mais distante do lago Victoria é o rio Kagera, localizado a oeste da Tanzânia. Se isso é considerado como a fonte do Nilo, seu nascimento seria o curso de água mais longo do Mediterrâneo, sendo o Nilo-Kagera o segundo rio mais longo do mundo, com uma extensão de 6.853 quilômetros.

O Rio Nilo tomou sua configuração atual no final da Era Terciária. Está localizado ao nordeste do continente. Nasceu no Burundi e tem dois ramos ou fontes principais: o Nilo Branco e o Nilo Azul. O primeiro atravessa os Grandes Lagos da África, tendo sua fonte mais distante em Rwanda e flui para o norte através da Tanzânia, Lago Victoria, Uganda, Sudão do Sul e Sudão, enquanto o Nilo Azul começa no Lago Tana na Etiópia e flui ao longo do Sudeste do Sudão. Ambos estão localizados perto da capital sudanesa, Cartum.

A parte norte do rio flui quase completamente através do deserto, entre o Sudão e o Egito, uma área cuja civilização dependia do rio há milênios. A maior parte da população do Egito e de todas as suas cidades - exceto as do delta e oásis do Nilo - são encontradas ao longo do vale do Nilo (norte de Assuan) e a maioria dos lugares de interesse cultural e históricos são encontrados ao longo das margens do rio. A foz do rio forma o delta do Nilo, que flui para o Mar Mediterrâneo.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org