Nascentes do Rio Sao Francisco na Serra da Canastra

Tags

Nascentes do Rio Sao Francisco na Serra da Canastra

 Nascentes do Rio Sao Francisco na Serra da Canastra

Rio Sao Francisco
O Rio São Francisco é um rio do Brasil. Com um comprimento de 2.914 quilômetros (1,811 mi), é o rio mais longo inteiramente no território brasileiro e o quarto maior da América do Sul e, em geral, no Brasil (após a Amazônia, o Paraná e a Madeira). Já era conhecido como o Opara pelos indígenas antes da colonização, e hoje também é conhecido como Velho Chico.

O São Francisco nasce na Serra da Canastra, no centro-oeste do estado de Minas Gerais. Ele corre geralmente no sentido norte, nos estados de Minas Gerais e Bahia, drenando uma área de mais de 630 mil quilômetros quadrados (240,000 milhas quadradas), antes de virar para o leste para formar a fronteira entre a Bahia na margem direita e os estados de Pernambuco e Alagoas no lado esquerdo. Depois disso, forma a fronteira entre os estados de Alagoas e Sergipe até desaguar no Oceano Atlântico. Além dos cinco estados que o São Francisco atravessa ou limita diretamente, sua bacia de drenagem também inclui afluentes do estado de Goiás e do Distrito Federal.

O São Francisco é um rio importante para o Brasil, chamado "rio da integração nacional", pois une diversos climas e regiões do país, em particular o Sudeste com o Nordeste. É navegável entre as cidades de Pirapora (Minas Gerais) e Juazeiro (Bahia), bem como entre Piranhas (Alagoas) e a boca no oceano, mas a navegação tradicional de passageiros quase desapareceu nos últimos anos devido a mudanças no fluxo de água do rio.

www.megatimes.com.br