São Paulo | Geografia, Cultura e Turismo do Estado de São Paulo

 São Paulo | Geografia, Cultura e Turismo do Estado de São Paulo

 Sao Paulo | Geografia, Cultura e Turismo do Estado de Sao PauloSão Paulo é um estado no Brasil. É a principal potência industrial e econômica brasileira. São Paulo tem a maior população, complexo industrial e produção econômica no país. É o estado mais rico do Brasil. A capital, São Paulo, é também a maior cidade da América do Sul.

Muitas vezes denominada "locomotiva do Brasil", o estado é responsável por 33,9% do PIB brasileiro, sendo o estado com maior PIB. Além do aumento do PIB, São Paulo também possui o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o segundo maior PIB per capita, a segunda menor taxa de mortalidade infantil e a quarta menor taxa de analfabetismo entre os estados do Brasil.

Cidade de São PauloCom mais de 45 milhões de habitantes, São Paulo é o estado mais populoso do Brasil e a terceira unidade política mais populosa da América do Sul, Atrás, apenas, da Argentina e Colômbia, à frente de todos os outros países da América do Sul. A capital de São Paulo ocupa o sétimo lugar entre as maiores cidades do planeta e sua área metropolitana, com  cerca de 20 milhões de habitantes, é também a 7ª maior do mundo.

As regiões próximas da cidade de São Paulo também são áreas metropolitanas, como Campinas, Santos, Sorocaba e São José dos Campos; Outras cidades próximas incluem áreas urbanas no processo de conurbação, como Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e Jundiaí. A população total dessas áreas, juntamente com a capital - o chamado Complexo Metropolitano Expandido - ultrapassa os 30 milhões de habitantes, ou seja, aproximadamente 75% da população do estado de São Paulo. As regiões metropolitanas de Campinas e São Paulo formam, atualmente, a primeira macro-metrópole no hemisfério sul, juntando-se a 65 municípios que, em conjunto, possuem 12% da população brasileira.

www.megatimes.com.br