Huehuetenango | Cidade da Guatemala

Huehuetenango | Cidade da Guatemala

Huehuetenango é uma cidade e um município nas terras altas do oeste da Guatemala. É também a capital do departamento de Huehuetenango. A população do município era de mais de 89.000 pessoas em 2018. A cidade está localizada a 269 quilômetros da Cidade da Guatemala e é a última capital do departamento na Rodovia Pan-Americana antes de chegar à fronteira mexicana em La Mesilla.
Huehuetenango (originalmente chamado Xinabajul na língua mam) já era um assentamento maia antes da conquista espanhola da cidade fortificada de Zaculeu, que era a capital pré-colombiana do reino mam situado a poucos quilômetros de Xinabahul. O nome 'Huehuetenango' significa o lugar dos antigos (ou ancestrais) em Nahuatl que é o nome de Gonzalo de Alvarado adotado de seus aliados nahuas quando Zaculeu e Xinabahul foram conquistados.

Muitas pessoas de ascendência mamãe ainda vivem em torno de Huehuetenango, e as ruínas próximas de Zaculeu se tornaram uma atração turística. Essas ruínas são marcadamente distintas de outros sítios arqueológicos maias; as pedras originais desenterradas, compreendendo apenas uma pequena porção das estruturas originais, foram revestidas com gesso durante os trabalhos de restauração realizados na década de 1940. Há também um pequeno museu em Zaculeu, que inclui estátuas e pequenos artefatos encontrados no local.

A principal exportação de Huehuetenango é o café.

O Aeroporto de Huehuetenango (IATA: HUG, ICAO: MGHT) fica dentro da cidade e tem uma pista pavimentada de 825 metros (2.707 pés) e um pequeno edifício terminal. Atualmente não há voos de companhias aéreas regulares.

A cidade atualmente possui um time de futebol guatemalteco de nível superior com Peñarol La Mesilla (Halcones agora) na Liga Nacional de Futebol da Guatemala.

Huehuetenango | Cidade da Guatemala
x
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org