San Benito | Cidade da Guatemala

San Benito | Cidade da Guatemala

San Benito é um município do departamento de El Petén, na Guatemala. Abrange uma área de 112 km2 e tinha 61.900 habitantes no censo de 2018; a última estimativa oficial (em meados de 2016) foi de 59.486 pessoas.

Está localizado ao lado da capital departamental, Flores.
A população de San Benito distribui-se pela cabeça municipal, as aldeias de San Antonio e La Cobanerita, e entre aldeias que são: El Galón, El Guacut, Belén, El Doce, Nova Caridad, La Nueva Esperanza, Ojo de Água, Piedrín , San Juan, Sono Guitz, Lago do Pato, Panorama, Tikal e Primavera.

San Benito, como todos os municípios do departamento de Petén, tem aldeias e aldeias em que eles têm uma estrada transitável para todos os tempos, estes são: Caserío Belén, o mais recente, este é ao sul da sede municipal que Localiza-se a uma distância de 12 km, Aldeia de Santo Antônio, em seus inícios chamava-se CIMARRON em memória de seus fundadores que eram escravos que vieram fugindo de Belize, este também se localiza ao sul da Sede Municipal a uma distância de 13 km. E, finalmente, Aldea La Cobanerita, este último foi criado pelo Quekchi que veio de Alta Verapaz, está localizado a oeste da sede municipal a uma distância de 24 quilômetros.

O município de San Benito está localizado em planícies com pequenas elevações cobertas por florestas tropicais, onde a madeira é extraída para a construção de casas, embora os artesãos também a utilizem para construir artesanato para vendê-las.

Em sua jurisdição não há rios, apenas três córregos chamados: Candelaria, Xucupo ou Shulcupo (que na língua maia itzá significa "árvore matapalo", e o PIJUL, este último entra pela cidade de Santa Elena, arrastando águas residuais, o lixo, etc., para o inverno causa inundações sérias em setores da zona 1. Os três fluxos culminam no Lago Petén Itzá.

O clima de San Benito é completamente tropical, quente e úmido. Apenas duas estações bem definidas são marcadas: "verão" de janeiro a junho e "inverno" de julho a dezembro. No final de julho a meados de agosto aparece o fenômeno da Canícula. No horário de verão, a temperatura varia de 25 a 36 graus Celsius na sombra. O ambiente é suportável graças aos ventos refrescantes que sopram de norte a sul do Golfo do México pela manhã; e à tarde eles sopram de leste a oeste do mar do Caribe.

O clube de futebol do Deportivo San Benito vem jogando no segundo escalão do futebol guatemalteco desde que garantiu a promoção do terceiro escalão depois da temporada de 1998/1999. Eles jogam seus jogos em casa no Estadio Alejandro Ochaeta Requena. O clube de futebol Deportivo Don Bosco joga no terceiro escalão do futebol guatemalteco desde a temporada 2015/2016. Eles jogam seus jogos em casa no Estadio Alejandro Ochaeta Requena.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org