Vulcão | Características dos Vulcões

Tags

Vulcão | Características dos Vulcões

Vulcão | Características dos Vulcões

Um vulcão é uma ruptura na crosta de um objeto de massa planetária, como a Terra, que permite que lava quente, cinza vulcânica e gases escapem de uma câmara de magma abaixo da superfície.

Os vulcões da Terra ocorrem porque sua crosta é quebrada em 17 placas tectônicas rígidas que flutuam em uma camada mais quente e mais macia em seu manto. Portanto, na Terra, os vulcões são geralmente encontrados onde as placas tectônicas estão divergindo ou convergindo, e a maioria é encontrada debaixo d'água. Por exemplo, um cume médio-oceânico, como o cume do meio do Atlântico, tem vulcões causados ​​por placas tectônicas divergentes, enquanto o Anel de Fogo do Pacífico tem vulcões causados ​​por placas tectônicas convergentes. Os vulcões também podem se formar onde há alongamento e afinamento das placas da crosta, por exemplo, no leste da África Rift e no campo vulcânico Wells Gray-Clearwater e Rio Grande Rift na América do Norte. Este tipo de vulcanismo cai sob o guarda-chuva do vulcanismo "hipótese de placa". O vulcanismo longe dos limites das placas também foi explicado como plumas do manto. Esses chamados "hotspots", por exemplo, o Havaí, são postulados para surgir de diapirais ressurgindo com magma do limite do núcleo-manto, 3.000 km de profundidade na Terra. Normalmente, os vulcões não são criados quando duas placas tectônicas passam umas pelas outras.

Vulcão | Características dos Vulcões
Vulcão | Características dos Vulcões
Vulcão | Características dos Vulcões
Vulcão | Características dos Vulcões

Vulcões em erupção podem representar muitos perigos, não apenas nas imediações da erupção. Um desses perigos é que as cinzas vulcânicas podem ser uma ameaça para as aeronaves, em particular aquelas com motores a jato, onde as partículas de cinzas podem ser fundidas pela alta temperatura de operação; as partículas derretidas aderem às pás da turbina e alteram sua forma, interrompendo a operação da turbina. Grandes erupções podem afetar a temperatura como cinzas e gotículas de ácido sulfúrico obscurecem o sol e resfriam a baixa atmosfera da Terra (ou troposfera); no entanto, eles também absorvem calor irradiado da Terra, aquecendo assim a atmosfera superior (ou estratosfera). Historicamente, os invernos vulcânicos causaram fome catastrófica.